Usos e aplicações do gás hidroxi

Educacionais:

Diversas instituições de ensino técnico nos EUA já usam o gás hidroxi nas aulas práticas de soldagem, corte, etc... Entre os principais motivos temos:
Segurança. A fonte fundamental de energia no processo com o HHO é a eletricidade, basta desligar o fornecimento de energia e o processo para. O reservatório de comburente neste caso contém apenas água. O gás HHO sendo bem mais leve que o ar não acumula perto do chão pois tende sempre a se dispersar na parte superior do recinto.

Praticidade. Apenas água e eletricidade são necessários para se obter uma poderosa chama.

Propriedades da chama. O plasma (chama) obtido da transformação de HHO para H2O tem propriedades inusitadas... Por exemplo, a mesma chama que leva metal ao rubro em alguns segundos permite que se passe rapidamente a mão nua pela chama se causar dano algum à pele !

Econômicos:

Os potencias oferecidos pelo gás hidroxi ainda estão muito longe de serem mapeados, que dirá aproveitados e entendidos... Alguns exemplos de aplicações importantes:
Biodiesel. A produção do biodiesel gera um subproduto indesejado, glicerol. Substância difícil de queimar e usar em algum outro processo industrial na escala em que é produzido na indústria do biodiesel... Porém, se o glicerol é pulverizado em gotículas e isso misturado com HHO a queima desta mistura se dá de modo limpo.
 Mais. Se o HHO é borbulhado no biodiesel isso resulta em um tipo de hidrogenação do mesmo e assim se eleva o poder calorífico do biodiesel e também se reduz o crescimento de micro organismos neste combustível...

Aquecimento. O uso do gás propano, por exemplo, para aquecer galinheiros pode ser muito beneficiado pela mistura de propano e HHO. Não só se reduz o uso de propano mas também ocorre uma grande melhoria na qualidade do ar dentro do ambiente aquecido, pois o HHO cataliza a combustão do propano aumentando o nível de oxigênio do local.

Industriais:

Novamente, a chama (plasma) do hidroxi oferece propriedades que podem revolucionar vários aspectos do contexto industrial. Alguns exemplos:
Corte de acrílico. O corte de acrílico com algum tipo de cerra produz duas novas superfícies no corte. Usualmente são superfícies opacas. è necessária uma etapa de polimento dessas superfícies opacas. Com apenas uma rápida passada da chama do HHO e instantaneamente a opacidade desaparece e a superfície torna-se transparente.

Corte de metais. O corte de chapas com o gás acetileno resulta em grande aquecimento de toda a peça objeto do corte. É preciso esperar o resfriamento do material quanto uma pessoa tem que manipular a peça. A chama do HHO é tão concentrada e quente que rapidamente corta o metal de modo que a a peça permanece fria durante e depois do corte, podendo ser manipulada por uma pessoa imediatamente após terminado o corte. E mais, a superfície de corte não apresenta oxidações indesejadas (carepa), tornando desnecessário seu acabamento ou polimento.

Já existe empresas fornecendo produtos como fornos e fogões domésticos usando apenas HHO. Como a EPOCH.

Logísticos:

  Grande parte da infra-estrutura de logística no mundo depende totalmente de combustíveis hidrocarbonetos extraídos do petróleo.
 Pelo uso do gás hidroxi como coadjuvante na queima de qualquer tipo de hidrocarboneto não só se obter redução no consumo desde que pode chegar a 35%, como ocorre grande redução na emissão de gases poluentes - como monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NO e NO2), partículas não oxidadas de hidrocarbonetos, etc...
 A ação catalizadora do hidroxi junto com a mistura normal de ar e combustível resulta em uma queima mais eficiente, rápida e limpa e isso resulta em aumentar a vida útil do motor, remover os depósitos de resíduos no interior do motor, economia de combustível e grande redução na emissão de gases poluentes.
 Este processo se aplica para qualquer tipo de motor a combustão interna e qualquer tipo de combustível.
 Por exemplo, o uso do GVN traz alguma economia em combustível porém com significativa redução na potência do motor. Já com a mistura de HHO e GNV não só se recupera a potência do motor como se ganha alguma redução no consumo do GNV...